O que é LIBRAS?

Confira os Cursos de LIBRAS da Integra Surdos do nível básico até o avançado.

O Sinal na LIBRAS e seus Parâmetros

O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas, são denominados sinais nas línguas de sinais.

O sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros, portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

Configuração das Mãos

São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais Aprender, Laranja e Adorar têm a mesma configuração de mão.

Ponto de Articulação

É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até a cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais Trabalhar, Brincar e Consertar são feitos no espaço neutro; e os sinais Esquecer, Aprender e Pensar são feitos na testa.

Movimento

Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima têm movimento, com exceção de Pensar que, como os sinais Ajoelhar e Em-Pé, não têm movimento.

Orientação

Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais Querer e Querer-Não, Ir e Vir.

Expressão Facial e/ou Corporal

Muitos sinais, além dos 4 parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais Alegre e Triste. Há sinais feitos somente com a bochecha como Ladrão, Ato-Sexual.

O Sinal em Libras

Na combinação destes quatro parâmetros, ou cinco, tem-se o sinal. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto.

Para conversar, em qualquer língua, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras em frases.

Quer aprender mais sobre os sinais? Confira os Cursos de LIBRAS da Integra Surdos!

Confira também o poema do escritor surdo Willard J. Madsen: “É preciso ser surdo para entender…“.