Quem Somos e Serviços

A INTEGRA – Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba é uma entidade social sem fins lucrativos que foi fundada em 15 de agosto de 1993. Ela surgiu da iniciativa de um grupo de pais que reconheceram a necessidade de criar um espaço de apoio para seus filhos, bem como para a sociedade em geral, que incluía pessoas com deficiência auditiva e surdos. Essas pessoas necessitavam de acompanhamento terapêutico, educacional e profissionalizante.

Desde então, a cidade de Sorocaba tem contado com essa instituição social dedicada a atender pessoas com deficiência auditiva e surdas, com o objetivo principal de integrá-las à sociedade e educá-las para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades. A INTEGRA Surdos adota a abordagem do bilinguismo em todos os seus programas de atendimentos, garantindo que as pessoas com deficiência auditiva e surdas tenham acesso à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e ao Português, facilitando sua inclusão e participação ativa na sociedade.

Saiba como doar e contribuir para a manutenção da Integra Surdos.

 

Objetivo Geral – Missão

  • Promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva/surdos que requeiram cuidados permanentes ou temporários.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer o potencial do usuário, da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade;
  • Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, seus cuidadores e suas famílias;
  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
  • Prevenir o abrigamento e a segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
  • Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos;
  • Promover apoio às famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho e utilizando meios de comunicar e cuidar, que visem à autonomia dos envolvidos e não somente cuidados de manutenção;
  • Acompanhar o deslocamento, viabilizar o desenvolvimento do usuário e o acesso a serviços básicos, promovendo habilidade às atividades de vida diária e vida prática, favorecendo a inclusão social, conforme necessidades;
  • Prevenir situações de sobrecarga e desgaste de vínculos provenientes da relação de prestação/demanda de cuidados permanentes/prolongados.

Serviços para Surdos

  • Oferecemos cursos de LIBRAS destinados a uma ampla variedade de públicos, incluindo surdos, deficientes auditivos, pais, familiares e também ouvintes interessados em aprender a se comunicar em LIBRAS. É importante mencionar que os cursos de LIBRAS para ouvintes são pagos e os recursos arrecadados contribuem para a manutenção contínua da nossa entidade. Ao participar desses cursos, não apenas você adquire habilidades valiosas de comunicação, mas também ajuda a apoiar a missão da nossa organização, permitindo que continuemos oferecendo assistência e serviços essenciais à comunidade surda e deficientes auditivos. Junte-se a nós para fazer a diferença!
  • Oferecemos apoio pedagógico com reforço escolar, utilizando a LIBRAS como uma ferramenta eficaz de aprendizado. Essa abordagem proporciona um ambiente inclusivo e facilita a compreensão do conteúdo para estudantes surdos, contribuindo para o seu sucesso acadêmico.
  • Facilitamos o encaminhamento de jovens e adultos surdos e deficientes auditivos ao mercado de trabalho, conectando-os a vagas destinadas a PCD (pessoas com deficiência). Nossa equipe oferece um suporte abrangente tanto aos candidatos quanto às empresas contratantes, assegurando uma transição suave e bem-sucedida para ambas as partes. Nosso objetivo é promover a inclusão no mercado de trabalho e proporcionar oportunidades significativas de emprego.
  • Oferecemos programas de alfabetização especializados para surdos, adaptados para atender às suas necessidades únicas de aprendizado. Nossos atendimentos visam proporcionar uma base sólida de alfabetização, promovendo a habilidade de leitura e escrita em conjunto com a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Dessa forma, capacitamos os surdos a se comunicarem em ambos os mundos, o visual e o escrito, aumentando suas oportunidades educacionais e profissionais.
  • Oferecemos suporte e treinamento em diversas funções da vida diária para surdos, ajudando-os a adquirir as habilidades necessárias para viver de forma independente e inclusiva.
  • Oferecemos atendimento social abrangente às famílias dos surdos, reconhecendo a importância de apoiar não apenas os surdos, mas também seus entes queridos. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio sólida em torno das famílias de surdos, capacitando-as a enfrentar os desafios e celebrar as realizações de seus entes queridos surdos.
  • Oferecemos serviços de atendimento psicológico para pessoas surdas e suas famílias, reconhecendo a importância do apoio emocional e do bem-estar mental.
  • Oferecemos serviços de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para garantir uma comunicação eficaz entre pessoas surdas e ouvintes em uma variedade de contextos.

A falta de comunicação é, de fato, uma das barreiras mais significativas na vida das pessoas surdas. Aprender LIBRAS é uma maneira poderosa de quebrar essa barreira e promover a inclusão. Cada esforço dedicado a aprender LIBRAS representa uma palavra a mais em sua comunicação com a comunidade surda, tornando o mundo um lugar mais acessível e acolhedor para todos. Dedique um pouco do seu tempo para aprender LIBRAS e contribua para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Confira o poema do escritor surdo Willard J. Madsen: “É preciso ser surdo para entender…”